Português English Español Française Italiano
(54) 3027.4711

News

Novo virus brasileiro altera boletos e desvia pagamentos

16 de Abril de 2013   ·   por Jonas Antunes Ramos   ·   5240 Comentário(s)   ·   Internet,

Um novo virus brasileiro atua manipulando a "linha digitável" (IPTE ou código numérico) dos boletos bancários acessados na web para desviar pagamentos a outras contas bancárias. A técnica foi identificada em um uso e publicada por uma análise do site de segurança "Linha Defensiva" desta segunda-feira (15/04/2013), mas o vírus já está em circulação há três semanas.

Ao acessar um boleto on-line, em qualquer site, a praga identifica o boleto e altera a linha digitável para desviar a agência e conta do cedente para uma conta determinada pelo vírus. Nos bastidores, o código se comunica com um servidor de controle que fornece as instruções de substituição ao programa.

Os boletos modificados apresentam algumas inconsistências, como o logo do banco e o número do banco no boleto, que não conferem. Para impedir a vítima de usar o código de barras, o vírus insere um espaço em branco no meio do código, o que fará com que leitores de código de barra acusem erro.

Caso a vítima pague o boleto usando a linha digitável, o valor irá para a conta determinada pelo vírus. O valor e o vencimento do documento não são alterados, diminuindo as chances de o problema ser percebido.

De acordo com a "Linha Defensiva", a técnica cria a possibilidade de atingir mesmo quem não faz uso do internet banking, mas realiza compras pela internet ou imprime a segunda via de boletos.

Além de manipular boletos, a praga também é capaz de capturar senhas de serviços on-line, como contas Microsoft e no Facebook. Segundo a "Linha Defensiva", o código emprega técnicas que tentam dificultar a análise da praga digital, mas a maioria dos antivírus já consegue detectá-la.

 

Cliente tem opções

Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), "não há registro de invasão ou fraude eletrônica a partir dos sistemas internos dos bancos".

"O programa que permite acessar o boleto on-line, alterando dados e desviando a agência e conta do cedente para uma conta determinada pelo vírus, não afeta diretamente os bancos", afirmou a entidade ao G1, em nota.

Para a Febraban, uma forma segura de pagar os boletos é usar o Débito Direto Autorizado (DDA). Mas para usar o serviço, o cliente precisa se cadastrar como sacado eletrônico nas instituição financeiras na qual tem conta.

Podem ser pagas por meio do DDA contas como taxas de condomínio, planos de saúde, mensalidades escolares e assinaturas de publicações.

 

Como perceber se você foi infectado?

 - As linhas digitáveis dos boletos serão sempre parecidas

- Código de barras terá um “buraco” branco e será inválido

- O logo do banco não será sempre idêntico ao número do banco presente na linha digitável

 

Boletos alterados por virus

 

 

Este texto foi elaborado com base nos artigos publicados nos sites:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/04/praga-brasileira-manipula-boletos-line-e-desvia-pagamentos.html

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/novo-virus-adultera-boletos-bancarios-para-desviar-pagamentos

Lido 73767 vezes

Comentários

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.

 

RGSoft © Copyright 2011 - All rights reserved.

Top